A Universidade Estadual do Maranhã – UEMA, em paceria com a Prefeitura Municipal de Alto Parnaíba, a Secretaria de Educação, o Núcleo de Tecnologia para a Educação (UEMANET), com o CAPES e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), conivida a população do município para participar da aula inaugural dos calouros, ou seja, acadêmicos dos cursos Licenciaturas em Geografia, Pedagogia e Bacharel em Administração Pública, neste dia 10 de maio, no Polo Rio Parnaíba, S/N, na Rua Elias Rocha, no Bairro Santa Cruz, a partir das 19 horas da manha.

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), funciona no município de Alto Parnaíba desde 2009. Na gestão atual, as parcerias foram feitas e a Universidade concedeu 90 novas vagas em Alto Parnaíba, sendo que todas foram preenchidas com estudantes dos cursos de Licenciatura em Geografia e Pedagogia e Bacharel em Administração Pública.

O Prefeito Municipal Rubens Sussumu Ogasawara, juntamente com o Vice-Prefeito Conrado Júnior e a Secretária de Educação Sandra Regina Lopes de Sousa, estão investindo em novas oportunidades acadêmicas porque a formação profissional é uma garantia certa e traz novas oportunidades de emprego e renda para a Comunidade local.