A Prefeitura Municipal de Alto Parnaíba/MA e a Secretaria Municipal de Saúde, através do Prefeito Rubens Sussumu, realizaram na manhã desta sexta-feira (20), o 3º mutirão do Glaucoma que tem parceria com o Governo do Estado do Maranhão, Secretaria Estadual de Saúde e Hospital da Visão de São Luís. O mutirão aconteceu no Hospital Municipal Zuza Soares, das 8:00 horas às 13:30 horas, onde foram realizados exames de medição da pressão dos olhos e avaliação do fundo de olho com o oftalmologista Dr. Marcos H. Coutinho.

O objetivo do mutirão é fazer o diagnóstico precoce do glaucoma, que pode levar os portadores da doença a cegueira total e submeter o paciente ao tratamento adequado, através da realização de consultas e exames. O glaucoma é a terceira causa de cegueira no Brasil, à detecção precoce é a melhor forma de combater os danos causados por essa doença.

De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Saúde, no primeiro mutirão realizado no ano passado foram feitos 170 atendimentos, no segundo, esse número reduziu para 87 pessoas, hoje foram atendidos mais de 200 pessoas de várias faixas etárias, todas as pessoas diagnosticadas com a doença receberam o colírio gratuitamente para tratamento.

Mesmo diante da crise politica que a cidade se encontrava, devido as constantes perseguições a atual administração, o Prefeito Rubens Sussumu e sua equipe empenhada, não pararam de trabalhar para garantir a população desta região mais uma etapa do mutirão do Glaucoma que tem parceria com o Governo do Estado do Maranhão.

Participaram deste terceiro mutirão a equipe do Hospital da Visão de São Luís, vinculados a Secretaria Estadual de Saúde, o Dr. Marcos H. Coutinho, Delcimar Lopes Costa responsável para medir o pio dos olhos dos pacientes, Paula Silva encarregada pelo consultório, e Jordana responsável pela entrega de medicamentos, que daqui a três meses estão volta ao município para efetivação de novas consultas, além da participação desta equipe de São Luís, participaram a diretora do Hospital Municipal Núbia Laifaitte, a Coordenadora do Ambulatório Municipal Nilma Costa e Silva, Enfermeiras Padrões Janaísa Carvalho e Sirley Gama dos Reis Adler, as Técnicos Enfermagem Maria Ozélia dos Reis Silva, Jamilly Pinheiro da Silva, Gercione de Sá, Denise Tavares Bastos, Dianiária Silva de Souza, Erenice Castro Ramalho, Raquel Tavares da Silva, Solange Galvão, e Rayane Barroso.

SeCom