A Delegacia da Polícia Civil e o Quartel da Polícia Militar de Alto Parnaíba MA estão em situação de abandono. Funcionários que atuavam no local reclamavam da precariedade da unidade que funciona desde 1984. O prédio foi construído em 1954 com a chegada da Coletoria Estadual, depois passou a ser a sede da loja Maçônica por um período de 20 anos.

Atualmente o quartel se encontrava em condições sub-humanas de funcionamento por apresentar goteiras, cupim no teto e móveis velhos e rasgados, infiltrações, rachaduras, são alguns dos problemas com que os policiais conviviam diariamente. Os problemas na sede da delegacia, também não são diferentes, goteira, balcão de atendimento deteriorado, espaço físico reduzido, divisórias de PVC, entre outros problemas vergonhosos. A antiga Delegacia e o Quartel estavam localizados na Avenida Rio Parnaíba, na Beira Rio.

Após tomar conhecimento da situação o Prefeito Rubens Sussumu buscou convênio junto ao Governo do Estado e foi prontamente atendido pelo governador Flávio Dino, que irá construir uma nova sede para segurança pública no município. A PM e a Polícia Civil já foram transferidas para sede provisória no centro da cidade, e já está em funcionamento desde quinta-feira (16), na Rua Elias Rocha, no centro da cidade.

O Destacamento de Polícia Militar de Alto Parnaíba (DPM) pertence à guarnição CPAI – 6 do 4º Batalhão sediado em Balsas MA. O Prefeito municipal e o Governador estão investindo na segurança pública para garantir agilidade na conclusão dos resultados periciais, sobretudo fazer a segurança plena da sociedade.