Na sexta-feira (17), alunos da Escola Municipal São José, deram um super-mega-show de dedicação, criatividade, encanto e muita beleza durante apresentações espetaculares do “Primeiro Recital de Poesias” da vasta programação que encerra o calendário letivo de 2017 no município.

O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Alto Parnaíba/MA.

As cinco (5) escolas municipais, vêm gradativamente mobilizando em torno do tema ‘O valor da literatura’, para incentivar os estudantes ao hábito da boa leitura. O desenvolvimento das atividades reúnem profissionais graduados da educação, que usam tudo que há de mais sublime e consagrado na literatura, para aprofundar, e despertar em seus alunos o prazer pelo conhecimento, e colocar a aprendizagem como uma própria brincadeira.

A Secretária Municipal de Educação Sandra Regina Lopes de Sousa, é grande destaque nesses belos acontecimentos educacionais, com apoio total dos núcleos parceiros como gestores, pais, alunos, e professores, está procurando oferecer à comunidade a recuperação do verdadeiro papel da escola como polo de referência comunitário.

O objetivo do recital de poesias é desenvolver nos estudantes a sensibilidade, o gosto por poemas, feitos pelos professores, por si mesmo, identificar nos textos lidos os jogos de palavras, as rimas, as repetições que marcam os ritmos, as intenções do autor, a beleza da linguagem, conhecer alguns poetas de estilos variados. É saber um pouco sobre sua vida, trajetória e principais obras, e declamar poemas com ritmo e entonação adequados ao texto, ao público e a situação de comunicação.

Os estudantes usaram vários recursos durante as lindas apresentações como: Microfone, painel, livros, figurino irreverente…

Participaram do evento a equipe Semed como a Secretária de Educação Sandra Regina Lopes de Souza, as Coordenadoras Pedagógicas, Claudiane Dias Costa e Fernanda Lima, as Professoras, Nazarena Ramos Lopes, Ritinha Solange de Oliveira Borges, Izabel Alves Rezende e Sandra Maria Timóteo.