Primeira reunião ordinária do mês de novembro foi realizada visando debater vários assuntos ligados às políticas públicas da saúde de Alto Parnaíba/MA. Os membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS), de Alto Parnaíba/MA, realizaram sua 1ª reunião ordinária, nesta terça-feira (14) de novembro, do ano de 2017.

A reunião foi realizada na Sala de Reuniões no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), pela tarde, onde abrangeu diversos temas pertinentes aos avanços e retrocessos sobre à Saúde Municipal.

Dentre os assuntos que foram deliberados na reunião, estiveram a mortalidade infantil dentro das macrorregiões, a cada mil crianças que nascem, morriam 73 crianças, em municípios como Alto Parnaíba, Balsas, Tasso Fragoso, Mangabeiras, as demandas reprimidas de especialidades, exames, cirurgias, as internações, bem como, a escala dos plantões de frente e de fundo do Hospital Municipal.

Outros assuntos debatidos foram às discussões sobre a necessidade de se conhecer as leis que regem as obrigações dos conselheiros, os atendimentos realizados no município através dos programas de saúde da família, os números das pesquisas de satisfação dos usuários nas UBS de Alto Parnaíba.

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão deliberativo, paritário, que objetiva auxiliar os poderes públicos, e a comunidade, na adoção de medidas emergentes que visem atender a população local. As reuniões acontecem de maneira autônoma, sem a interferência do Poder Executivo.

A participação da sociedade nas reuniões de rotina do Conselho Municipal de Saúde, é importante para acompanhar os trabalhos e sugerir temas e discussões para serem inseridas nas pautas das reuniões ordinárias do CMS do município.

Participaram da reunião de hoje, membros do Conselho Municipal de Saúde de Alto Parnaíba, a Secretária Municipal de Saúde Ayla Maria de Sousa Freitas Silva, a Secretária Adjunta Flávia Soares, o Chefe de Gabinete Smith Ascenso Rosa, o Secretário Executivo do Conselho Turênison Alves Carvalho, Bárbara Silva Lucena, Janice Lopes Barbosa, Loazil Lemos da Silva, Ilnete Bertina Silva, Kaique Gomes Pereira Rodrigues, Maria Carmeci S. Borges, Izanete Noronha de Souza, Luciana Maria de Brito Castro, Maria Filomena da Costa Silva, e Maria José Pires.