A Junta de Serviço Militar de Alto Parnaíba, vem realizando um bom atendimento as pessoas que necessitam do servico militar para conquistar um emprego e desempenhar uma função no mercado de trabalho. A execução de serviço militar no municipio convida aos jovens que irão completar 18 anos até dia 30 do mês de junho para concorrer ainda este ano, a seleção para servir as forças armadas nos Estados do Maranhão, Pará, Sergipe, Bahia, Paraná, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Nesta terça -feira (9) de maio, nossa equipe teve na Secretaria de alistamento militar e conversamos com o Secretário Municipal de Junta Militar Fagno de Carvalho Ribeiro, ele disse: “Na verdade o Certificado de Dispensa de Incorporação (Reservista), é um documento primordial para a juventude porque através do Alistamento Militar os jovens e adultos podem entrar numa faculdade, fazer um concurso público e conseguir um emprego de carteira assinada”.

A Junta de Serviço Militar de Alto Parnaíba, está localizada na Avenida Rio Parnaíba, no prédio da Prefeitura Municipal, n° 820, no Centro da cidade. Os interessados devem comparecerem na sede da prefeitura munidos dos documentos pessoais como Certidão de Nascimento, CPF e RG e duas fotos 3×4, nos horários convencionais das 8 as 12 horas e das 14 as 18 horas, das segundas as sextas-feiras. Aqueles que se alistarem acima dos 18 anos, pagam uma taxa no valor de R $ 1,38 ( um real e trinta e oito centavos e a multa chega ser no valor R $ 4,03 (quatro reais e três centavos), esses valores cabem no bolso de cada cidadão e são muito inferiores para grande importância e utilidade que possui o alistamento Militar na carreira profissional de muitos indivíduos.

Aumentaram a procura pelo serviço militar na cidade pelos jovens e adultos nos últimos messes, as causas das buscas constantes junto ao órgão Militar para atualização do CDI, e devido o aumento da oferta de emprego nas fazendas agrícolas na região. Atualmente 80% dos jovens alistados, estão empregados com carteira assinada na região Sul do Estado do Maranhão. A quitação com a junta Militar é tão importante porque além da garantia de oportunidades de emprego e renda, também serve para aqueles que precisam requerer o título de eleitor junto a Justiça Eleitoral do seu estado ou município.

Como se sabe a Junta Militar é órgão de execução de Serviço Militar no município. É presidida pelo prefeito Municipal, que faz a indicação a Circunscrição de Serviço Militar, através da Delegacia de Serviço Militar, de funcionário Municipal para o cargo de Secretário da Junta de Serviço Militar no município.

O Prefeito Rubens Sussumu Ogasawara, está fazendo todos os esforços necessários para regularizar todos os setores de Serviço, para beneficiar de maneira segura as pessoas, e de forma legal, se tenha infraestrutura que favoça a Comunidade local, documentação em dia, que garanta emprego e renda para todos.