O Corpo de Bombeiros Civil do Estado do Maranhão, através do Comando de Operações de Defesa Civil da Regional de Balsas, promoveu nos dias 11 e 12 de junho de 2017, na sala de reunião do prédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Praça Homerino Segadilha, nos horários das 8 às 12 horas e das 14 às 20 horas, o treinamento do corpo técnico de bombeiro civil, composto pelo instrutor José Uilton Sousa Nunes, sobre o Código Estadual de Segurança Contra Incêndio e Pânico e suas Normas Técnicas.

A Prefeitura Municipal, através do Prefeito Rubens Sussumu Ogasawara, ao lado do Vice-prefeito Conrado Júnior, e equipe empenhada da comunicação estão apoiando e investindo na infraestrutura e entidades de Proteção Civil, pora manter a segurança da população, em seus domicilios, no trânsito e no ambiente de trabalho.

O treinamento teve como foco demonstrar a importância da segurança contra incêndio e pânico, qualificando tecnicamente os profissionais ou membros das cidades de Alto Parnaíba e de Balsas, para realizarem ações de segurança e a

tendimentos os projetos de suas edificações. Foram treinados um total de 15 membros profissionais da área de bombeiro Civil das duas cidades, o que contribuirá para a implementação das medidas de segurança contra incêndio e Pânico nas edificações ocupadas por moradores, eventos, entretenimento e consequentemente, a certificação junto ao CBCMA.

Bombeiros são entidades da Proteção Civil cujos membros, são treinados para atuarem no combate os incêndios (florestais, urbano e industriais), para resgatar pessoas de acidentes de trânsito, desmoronamentos de edifícios, desastres naturais, salvamento em grande ângulo, alguns possuem equipamentos de matérias perigosas e fornecem serviços de emergência médica e pré-hospitalar. O serviço de combate a incêndios e serviços de resgate é conhecido em alguns países como “brigada de incêndio”. Os bombeiros estão presentes não só nas áreas florestais, mas também no setor urbano, rural e a bordo de navios.