O fim de semana da Vaquejada ,fez história no coração da Vaqueirama, em Alto Parnaíba. Foram três dias de emoção no Parque de Vaquejada Salém Barbosa, onde a nação vaqueira se confraternizou e saiu de herói da pista, ainda mais fortalecidos depois de uma grande festa.

Os homens mostraram sua força e importância que têm no esporte durante a realização do evento . A disputa no modo mata mata aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de julho, onde a elite masculina concorreu ao prêmio de campeão da Vaquejada no município.

A Prefeitura Municipal, através do Prefeito Rubens Sussumu, apoiou a vaquejada realizada no Parque de Vaquejada Salém Barbosa, de maneira a valorizar o patrimônio cultural no município. E para incentivar o esporte na região, com saída para o turismo cultural, manter a tradição esportiva, assegurar rentabilidade econômica a população e zelar pela integridade dos animais.

Os vaqueiros mostraram que são bons na arte de fazer o boi valer e decidiram a tropa em mais de uma rodada. E mostraram numa paixão próspera o grande futuro que tem pela frente no esporte.

Vaquejada é uma atividade cultural do nordeste, onde dois vaqueiros montados a cavalo derrubam um boi, puxando-o pelo rabo, entre duas faixas de cal dentro do parque devaquejada.