A Escola Municipal Lêda Tajra, localizada na Avenida Governador José Sarney, no centro da cidade, é referência na aprendizagem.

A qualidade no ensino foi tanta que, na última Prova Brasil, aplicada na escola para alunos do 5° ano, a média alcançada pelos estudantes foi 5.3. Faltando apenas 0,7 décimos para alcançar a Média Nacional que é 6.0.

A Prova Brasil é aplicada na rede municipal a cada dois anos, como avaliação nacional cujo objetivo é analisar a qualidade na aprendizagem dos alunos que cursam o 5° e o 9° ano.

A escola Lêda Tajra possui atualmente 386 alunos do 1° ao 5° ano, devidamente matriculados. As aulas têm início no período da manhã das 7:h15min. às 11h30min., no período da tarde, as aulas terão início 1:h15 min e vai até às 17:00 horas.

A escola atende alunos vindos dos Bairros Santo Antônio, São José, Santa Clara, Beira Rio, Prata, Setor São Miguel, Centro da cidade e estudantes de escolas particulares.

O prédio dispõe de 12 salas, 6 dessas salas funcionam pela manhã, as outras 6 funcionam a tarde. Além destas, 3 salas de aulas funcionam em um anexo.

O quadro de funcionários é composto por 1 Diretora Maria da Cruz Rodrigues Lima, 1 Coordenadora Magna Maria da Silva Carvalho, 15 Professores, 3 Vigias, 3 Agentes Administrativos e 1 Cuidadora.

A escola atende alunos especiais, possui Projeto Político Pedagógico, está desenvolvendo um Projeto de Leitura pela Professora Elionora Alves de Araújo, dispõe de Regimento Interno, tem um novo laboratório informática onde os alunos irão ter aulas de informática gratuitas, uma grande conquista realizada pelo Prefeito Rubens Sussumu, pelo setor de Comunicacão sob responsabilidade do Secretário Raildson Rocha e pela secretária de Educação Sandra Regina Lopes de Sousa, que é um sonho antigo da escola que se torna realidade.

O Planejamento Pedagógico é feito por período, ou seja, a cada 50 dias. Tudo é realizado conforme recomenda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, os Conselhos Municipal, Estadual e Federal de Educação, os PCNs e Referência Curricular Nacional para a Educação Infantil e Lei Orgânica Municipal.

O Prefeito Rubens Sussumu Ogasawara preocupado com a melhoria das escolas do município e diante de condições precárias deixada por gestores anteriores, foi a São Luis e requereu convênio junto ao Governador Flávio Dino para a construção de uma nova escola visando a qualidade do ensino público de Alto Parnaíba.