A equipe do SEMED se reuniu no dia com os membros do Conselho Municipal de Educação (CME) de Alto Parnaíba/MA, na casa dos conselhos no Centro de Referência de Assistência Social, onde apresentaram demandas e traçaram metas de trabalho visando à melhoria na qualidade educação do município.

Nesta primeira reunião ordinária do conselho com a secretária, houve nova eleição para a composição de novos membros paritários do Conselho Municipal de Educação do município, o colegiado foi composto por um Presidente Alberto Augusto do Amaral Rocha, Vice-Presidente Carlos Alberto Lustosa Moreira, Secretária Carvalho dos Reis, segmentos do Conselho Tutelar Muriel Ribeiro Barros, Rosi Alves Pina (suplente), da Assistência Social Silvânia dos Reis Silva, da Secretaria Municipal de Educação Claudiane Dias Costa (suplente), Genezarete Gomes Maia da Silva, representantes de pais e alunos Elma Sousa Paes Silva (suplente), Ivania dos Reis Silva Carvalho, Iramar Silva do Nascimento, Diretores das escolas municipais Maria da Cruz Rodrigues Lima Araújo Nunes (suplente), Maria do Perpétuo Socorro Maia de Sousa, Nilva Gomes Oliveira (suplente), Raimunda Pereira dos Santos, o Presidente do SINSEPAP Carlos Biá, do Conselho de Alimentação Escolar, das escolas estaduais e particulares, e da sociedade Civil organizada.

De acordo com a Secretária de Educação Sandra Regina Lopes de Sousa, a reunião é relevante porque prioriza demandas importantes que podem ser resolvidas de maneira muito rápida. Ela aproveitou para esclarecer sobre as novas ações das políticas públicas voltadas para a Educação, onde o poder público e a sociedade civil se reúnem em colegiado para tratar de assuntos pertencentes à educação e seu controle social, uma vez que a Educação é um compromisso de todos.

Na ocasião da Reunião, foi formada a composição do Conselho Municipal de Educação, eleição da mesa diretora, leitura da Lei Municipal do Conselho n° 017 de 30 novembro de 1999. E a decisão pela maioria dos membros do conselho da eleição para cargos eletivos dos gestores das escolas municipais, que será realizada dia 26 do corrente mês. A antecipação da eleição dos diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino do município, foi rapidamente agilizada pela a maioria absoluta dos membros do conselho de educação, para não atrapalhar o andamento das atividades do ano letivo de 2018.

O Prefeito Rubens Sussumu elogiou a formação do Conselho Municipal de Educação e a realização imediata da eleição para os cargos de diretores e coordenadores pedagógicos das escolas públicas, segundo ele esse ato é democrático e engrandece o município.