A solenidade de abertura da 1ª edição do Encontro Pedagógico do ano letivo das escolas municipais da Zona Urbana e Rural de Alto Parnaíba teve início nesta quinta-feira (20), na Câmara Municipal de Vereadores de Alto Parnaíba, a partir das 8h, reunindo uma multidão de servidores da educação.

A Secretária Municipal de Educação Sandra Regina Lopes de Souza foi à tribuna da Câmara e agradeceu a presença dos mestres, sociedade civil e dos docentes recém-empossados no concurso público, depois externou a importância do compromisso de revolucionar a educação de Alto Parnaíba, especialmente neste ano de IDEB.

Depois foi a vez de o Vice-Prefeito Conrado Júnior agradecer aos profissionais da educação por marcarem presença no encontro pedagógico. A seguir, disse: “Fomos a São Luis conversar com o Governador Flávio Dino e conseguimos para Alto Parnaíba uma nova escola municipal que terá 10 salas de aula. Futuramente passará a funcionar no período integral”.

O Encontro Pedagógico que tem como tema: Educação: “Um processo onde se aprende mutuamente”, aborda alguns aspectos importantes na efetivação do processo educativo no município, objetiva a reflexão sobre as práticas e formação continuada dos professores e a valorização de novas práticas pedagógicas que enfatizam o desenvolvimento harmônico da capacidade física, ética, moral, intelectual, teológica, tecnológica, científica, política, artística dos estudantes, através da observância do contexto escolar onde os alunos sejam capazes de atuarem no contexto social democrático e possam transformar a realidade.

A programação de hoje do Encontro Pedagógico fica assim: 9h – Palestra motivacional – Educação! Eu acredito, Profª Esp. Rosivânia Ribeiro, 9h45min – Intervalo, 10h00min- Conhecendo a Educação da Rede Municipal de Ensino de Alto Parnaíba – Profª Esp. Vinoran Nascimento, 11h30min – Almoço, 13h30min – Ciclo de oficinas, G1 – Gestores – Escola: Um compromisso de transformação social, Prfª Esp. Claudemira Ascenso, G2 – Educação Infantil – Currículo da Educação, Profª Esp. Mariane Barros, G3 – Ensino Fundamental (Regular e EJA) – O papel da escola na relação entre informação, formação e produção de conhecimentos, Profª Esp. Vinoran Nascimento, G4 – Agentes Operacionais de Serviços – A conduta e a ética profissional como aliados na educação, Profª Esp. Marisa Cunha, 17h30min – Encerramento.