Prefeitura e Semed discutem BNCC em Alto Parnaíba (MA)

A Prefeitura de Alto Parnaíba (MA), através do Prefeito Rubens Sussumu, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizaram na manhã desta quarta-feira, 1º de julho, a 1ª mobilização  sobre a Base Nacional Comum Curricular, no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

O evento que esteve início as 8h, foi coordenado pela equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de  Educação, contou com a presença do Secretário Municipal de Educação Raildson Rocha, o Presidente do SINSEPAP Carlos Biá, a Coordenadora Geral das Escolas Sandra Regina Lopes, o Presidente do Conselho Municipal do Fundeb Alberto do Amaral, a  Articuladora Pedagógica Fernanda Rodrigues Lima, a Coordenadora Pedagógica das Escolas Municipais da Zona Rural Genesarete Maia, a Secretária da Cultural Deny-Ecy Ascenso, o Vereador Humberto Bezerra , coordenadores, diretores e professores das escolas municipais da zona urbana e rural do município.

A mobilização de abrangência nacional faz parte do Dia “D”, dia Nacional de discussão sobre a BNCC e se estenderá aos professores da rede municipal de ensino.

Essa primeira mobilização tem como objetivo promover uma discussão nacional sobre a estrutura e as competências da Base Nacional Comum Curricular, na qual define que todos os estudantes da rede pública e privada têm o pleno direito de aprender, e será  referência para a elaboração e ajustes dos currículos em todas as redes e escolas do país. Durante o encontro houve debates calorosos e criativos, apresentação de atividades dinâmicas e propostas para aplicação da Base Nacional no âmbito Municipal, que orienta a educação em todos os municípios brasileiros, e determina os conhecimentos necessários que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação de Alto Parnaíba, esta ação é uma diretriz do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que propõem que a discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular aconteça em todas as redes e escolas públicas e privadas do país.

DeCom