Na última segunda-feira (6), mais um produto rural do município de Alto Parnaíba/MA, recebeu das mãos do Secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais Cláudio João Caron, o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Seu José Carvalho Brito é proprietário da localidade Canto do Rio e veio à sala da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, pegar o CAR de sua fazenda, que tinha feito por volta do mês de abril. Cerca de 380 produtores fizeram o Cadastro Ambiental Rural em Alto Parnaíba.

O Prefeito Rubens Sussumu, trouxe o Cadastro Ambiental Rural para o município de Alto Parnaíba, para dar  melhores oportunidades aos agricultores familiares a planejar seus imóveis, fazer a comprovação de regularidade ambiental das propriedades, promover o acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), possibilitar a comercialização de Cotas de Reserva Ambiental, realizar maior competitividade no mercado e ter acesso ao crédito e seguro agrícola, e evoluírem economicamente.

O Cadastro Ambiental Rural foi criado pela Lei 12.651/2012, do Código Florestal, onde o Poder Público, através dos governos Federal, estadual e municipal, juntamente com os proprietários possam combater os incêndios e os desmatamentos nas Áreas de Proteção Ambiental, e Proteção Permanente de cada propriedade.

Para fazer o Cadastro Ambiental Rural pelo convênio, o proprietário precisava ter até 300 hectares de terra, também era necessário a cópia dos documentos pessoais e da fazenda. Por meio deste cadastro, os produtores rurais tem acesso ao crédito concedido aos agricultores familiares, bem como, a projeto de recomposição e programa de regularização ambiental.