O Projeto de apoio e incentivo a Feira Livre dos Produtores da Agricultura Familiar, do município de Alto Parnaíba, foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através do Prefeito Rubens, juntamente com as Secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca, Meio Ambiente e Recursos Naturais, Câmara de Vereadores tem contribuído para ampliar a renda dos agricultores familiares.

O Secretário de Agricultura Agnaldo Tavares juntamente como os membros do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, o Secretário de Meio Ambiente Cláudio João Caron, os coordenadores da feira Gregório Lobato (Gorim), e Zé Mito Claro Lacerda, com autorização do prefeito criaram o espaço da Feira Livre, e também dão suposte técnico e auxiliam os produtores na criação das Associações de Agricultores Familiar para que eles possam requerer crédito junto ao Banco do Nordeste e buscar benefícios para a categoria junto aos órgãos governamentais na esfera estadual e nacional.

O objetivo é assegurar a qualidade dos produtos para que os consumidores tenham alimentos saudáveis sem o uso de agrotóxicos. Os feirantes possuem kit barracas, onde expõem seus stands.

O prefeito esteve no espaço da feira livre na Praça Homerino Segadilha, neste último domingo (5), e se mostrou bastante motivado em perceber que os agricultores familiares deste município, estão tendo grandes oportunidades de vender seus produtos.

De acordo com diagnósticos técnicos, 65% dos produtos comercializados no município são hortaliças, frutas, verduras, carnes suína e aviária, doces, azeites, batatas, legumes, derivados do leite, e da mandioca, tudo produzido pela agricultura familiar.

Nossa equipe conversou com o gestor municipal, sobre importância dos investimentos e benfeitorias voltadas para a Agricultura Familiar, ” a feira livre é um espaço essencial, por ser um grande canal para os agricultores familiares venderem seus produtos, além de ser uma saída para a rentabilidade econômica local que favorece a circulação de dinheiro na região e mantém um dos principais eventos sociocultural da Comunidade”, relatou o Prefeito Rubens Sussumu.